Como ter um melhor controle emocional no trader esportivo + Infográfico

Trader_Esportivo_Controle_EmocionalMuitos experts ousam falar com total razão que o controle emocional corresponde a 75% do sucesso nos mercados onde se realizam investimentos financeiros, seja no âmbito de trading esportivo, no mercado de ações ou qualquer outro. Portanto o trader esportivo que visa estar comprometido com o sucesso precisa assimilar algumas coisas que irei te revelar agora, uma delas é procurar a imunidade diante das emoções humanas para ter um ótimo controle emocional e alavancar as possibilidades de sucesso, nesse texto vou te dar algumas dicas e sugestões muito interessantes e úteis de como alcançar esse melhor controle emocional aumentando sua chance de sucesso em 90% ou mais.

Importante: Se você é novo no trading esportivo aconselho a começar por aqui:

Você precisa conferir as dicas a seguir se deseja ter sucesso caso ainda não tenha obtido e aprender como se comportar com esse inimigo que é a falta de controle emocional na atividade de trader esportivo.

Não importa quanta pressão exista em uma dada circunstância no momento em que se faça o trading esportivo, não interessa que tipo circunstância esteja acontecendo já que para ter um controle emocional e aumentar no mínimo 50% suas chances de sucesso saiba que esta não é uma tarefa simples mas a medida que for aplicando diariamente as dicas apresentadas certamente conseguirá.

A verdade é que muitos traders pecam pelo fato de não terem o comportamento emocional adequado dos traders frios, racionais e calculistas, ou seja, ser capaz de anular toda e qualquer emoção da natureza humana causada pelas possíveis coisas que a atividade de trader pode causar, tais como, angustia, medo, ganância, decepção, arrependimento, euforia, alegria, tristeza, etc porque todas essas coisas podem abalar o seu lado emocional e colocar sua carreira rumo ao sucesso em risco.

 

Confira abaixo as dicas e boa sorte.

1)  O MERCADO NÃO PODE TE CAUSAR EMOÇÃO NEGATIVA ALGUMA.

Emoções_traderesportivo

A verdade é que o mercado não pode causar a você nada, não pode causar angustia, medo, ganância, decepção, arrependimento, euforia, alegria, tristeza e todas essas coisas emocionais.

O único agente causador de tudo isso é você mesmo em você mesmo, o mercado não causa nada, o mercado não é a responsável por essas coisas, você é a origem de todas essas coisas dentro de si mesmo por não se preparar bem no trader esportivo, por não saber exatamente o que está fazendo, pela falta de conhecimento ou preparação ou qualquer outro componente que estiver faltando em você para ser um trader esportivo bem sucedido.

 

2) ESPERAR SEMPRE O MELHOR, MAS NÃO TER UM PLANO DE SAÍDA.

plano-B_trader_esportivoO fato é que o planejamento é algo muito importante, quando estamos preparados normalmente temos em mente tudo que pode acontecer, isso deve sempre estar incluído, ou seja, ter um plano de saída, um plano B, para saber exatamente o que fazer quando as coisas não estão saindo conforme o previsto.

O mal que é causado por esperar sempre o melhor, mas não ter um plano de saída caso não aconteça o melhor é a SURPRESA NEGATIVA. Você pode estudar muito, pode estudar 12 horas por dia, conhecer bem todas as técnicas, fazer analises 100% precisas, mas se não levar em conta o que deve ser feito caso as coisas não saiam conforme o esperado isso pode te prejudicar muito mesmo.

O problema de não se planejar para o cenário desfavorável é que você pode tomar uma decisão errada que pode arruinar todo seu histórico de sucesso, pode levar você a tomar decisões irracionais de querer colocar todo seu dinheiro em um único investimento para recuperar uma perda passada e acabar perdendo tudo.

Por isso é muito importante estar preparado sempre tendo em mão um claro plano de saída do jogo, não ficar sempre esperando lucrar como se não pudesse acontecer nada além disso.

É preciso saber exatamente o que deve ser feito quando as coisas saírem fora do seu controle, coisas simples como: encerrar a operação caso saia um gol, fechar o trade ao intervalo caso não aconteça o previsto, aceitar no máximo 50% de perda do investimento feito no jogo, tudo isso são pontos que podem e devem ser usados para saber a hora certa de cair fora. O livro Axiomas de Zurique nós dá o seguinte conselho: Quando o barco começar a afundar não reze, pule fora imediatamente.

 

3) A SEDE POR VINGANÇA.

O sentimento de vingança é causado geralmente pela surpresa, pela falta de planejamento, pela falta de análise, pela falta de conhecimento.

Na verdade são problemas que podem ser resolvidos facilmente se adotados um planejamento rigoroso, uma análise detalhada pré-jogo. O Sentimento de vingança pode quebrar toda sua conta se você não estiver consciente da existência dele e não conseguir domina-lo.

Pense por um momento que o Sentimento por Vingança é um enorme mostro adormecido dentro de você cujo objetivo seu partir de agora será adestra-lo para ele não lhe causar problemas.

Esse gigante mostro adormecido geralmente acorda quando você menos espera, por exemplo: Você abriu um Back ao favorito e espera que o previsto aconteça, ou seja, que o favorito vença o jogo, que faça os gols e permita você fechar o trade antes do fim do jogo com o lucro, mas supomos que a zebra faça o gol, nada do que você esperava acontece e o mostro gigante chamando Sentimento por Vingança vai ficando incontrolável fazendo você deixar o investimento correr até o jogo terminar e acabar perdendo todo o investimento.

Como se não bastasse essa perda, o gigante mostro ainda está furioso, está totalmente fora de controle então se você não tiver um planejamento você pode pensar consigo mesmo – tudo bem, vou aumentar meu investimento no próximo jogo e vou me vingar do mercado, ai você aumenta ou triplica o investimento no próximo trade, e o mesmo problema acontece tornando a situação ainda mais complicada.

Percebe onde está o problema? A origem de todo esse problema está no mostro adormecido acordado pela surpresa não esperada, no problema em reconhecer racionalmente que você falhou na sua análise, está no fato de que você foi surpreendido por esse vilão chamado “necessidade de se vingar do mercado” a qualquer custo.

O que você deve fazer é reconhecer que é um trader em constante evolução, que errar faz parte do negócio, que as perdas fazem parte, que são o custo mínimo para se fazer os negócios assim como o dono da padaria paga a conta da eletricidade, água, trigo, impostos para comercializar pães e ter seu lucro, encare cada perda como uma forma de aprendizado, algo totalmente natural e procure a partir de cada perda tentar analisar e ver onde está o erro, onde está a origem do erro e tentar buscar a eliminação ou a minimização desses problemas a partir dai.

 

4) SEJA UM ATIRADOR DE ELITE.

seja_um_atirador_de_elite_no_trader_esportivoUm atirador de elite fica apenas observando o melhor momento, as melhores condições para tomar uma ação.

Um atirador de elite não é como uma metralhadora que atira muito e pode errar muito com pode acertar também, mas o fato é que você deve procurar agir como um atirador de elite, esperar a melhor condição, o melhor momento, tudo isso conforme seu planejamento, suas regras e aumentar dessa forma sua chance de sucesso, operando menos seu emocional causará menos problemas pois você não entrará no famoso “over-trade” que é fazer muitas operações podendo até ter prejuízos por conta do excesso de operações já que isso exige muito do seu lado emocional e psicológico.

 

5) ESQUEÇA O PASSADO SEM DEIXAR DE EXTRAIR O APRENDIZADO NECESSÁRIO.

Se você acabou tendo uma perda está OK, faz parte do negócio.

Esqueça isso, encare como parte do custo mínimo para se fazer negócios e lucrar, mas claro, procure extrair o aprendizado do porque você perdeu, porém não fique com isso na mente remoendo, literalmente esqueça o resultado passado, não importa se você ganhou o trade anterior porque isso não assegurará que você ganhará o próximo ou perderá. A grande sacada é ter em mente que qualquer coisa pode acontecer no mercado, assimilando isso você nunca será pego de surpresa e dificilmente terá algum problema de ordem emocional que possa por seu negócio de trading esportivo em risco.

 

6) PREOCUPE-SE EM FAZER UMA BOA ANÁLISE, NÃO EM GANHAR DINHEIRO.

dinheiro_iconeSei que não é nem um pouco lógico, na verdade é 100% contraditório aos olhos de um iniciante entender a essência por trás disso.

Mas perceba que a mensagem que quero te passar é que você deve se concentrar em realizar uma boa análise do jogo, fazer isso porque realmente você sabe que pode acontecer ou que as condições são favoráveis, sem se preocupar de ganhar dinheiro a qualquer custo.

Se você fizer uma boa análise, se conseguir operar sem sentir o peso de 1.000 toneladas nas costas, se seguir cada orientação passo a passo os resultados financeiros serão apenas uma consequência do seu trabalho realizado corretamente, se você ficar 100% focado em ganhar dinheiro e não em se preocupar em realizar a melhor análise possível poderá acabar tendo resultados não tão satisfatórios e esse não é o objetivo não é mesmo?

Imagine o seguinte, pense em dois corredores lado a lado em um páreo disputando o prêmio de 1 milhão de reais, o corredor A pensa unicamente naqueles 1 mihão de reais, porém junto ele carrega consigo um peso de 1.000 toneladas nas costas, o corredor B não carrega peso algum porque ele pensa unicamente em dar o seu melhor, em apresentar o melhor rendimento consciente de que o resto é consequência.

Agora me responda sinceramente, quais dos dois você acha que tem mais chance de vencer a corrida? Vou mais além para facilitar, se você tem um emprego, no seu trabalho você pensa 100% do tempo no salário? Será que você vai conseguir fazer alguma coisa bem feita? Ou vai ser demitido antes por falta de atenção? Retomando aos corredores, se você entendeu a essência por trás das entrelinhas da mensagem sem dúvida a resposta dada foi que o corredor B vá vencer e ganhar o 1 milhão de reais.

O peso de 1.000 toneladas não precisa ser físico para atrapalhar o desempenho, pode ser psicológico e ele terá o mesmo efeito negativo.

 

7) ASSUMA TODAS AS CONSEQUÊNCIAS DO NEGÓCIO DE TRADER ESPORTIVO.

Antes de iniciar no trading para valer assuma todas as consequências possíveis.

Nunca, eu disse NUNCA coloque a culpa em absolutamente nada, qualquer tipo de problema que tiver a origem será você nunca o mercado, é importante ter esse tipo de pensamento pois se você assumir com sinceridade as consequências do que fizer provavelmente terá muito mais chance de ter um melhor controle sobre o aspecto emocional envolvido nesta atividade de trading esportivo.

Confira o Infográfico resumo sobre Trader Esportivo do artigo

Trader_Esportivo_Infográfico

Copie o código HTML abaixo e compartilhe com seus leitores em seu blog ou com seus amigos em fóruns este infográfico.

 

CONCLUSÃO

Por fim, esteja consciente de que o lado emocional no trading é um dos principais pilares do sucesso e se você conseguir controlar bem esse lado provavelmente terá alavancado sua chance de sucesso em no mínimo 90%, muitos novatos não conseguem obter sucesso por conta de não dominarem seu lado emocional, para alcançar o sucesso nesse tipo de negócio você precisa sempre dominar seu lado emocional, precisa agir como um trader frio, calculista e  imune a qualquer risco associado ao lado emocional e nunca deixar com que os riscos associados a esses fatores possam prejudicar seu desempenho. Bom trading a todos e sucesso.

Rating: 4.3. From 6 votes.
Please wait...

Autor deste blog, conheceu o trading esportivo em meados de 2011 e desde então passou se aprofundar cada vez mais neste assunto, obtendo desta forma um grande conhecimento na área e hoje compartilhando parte do seu conhecimento neste blog.

52 Comentários

  1. Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  2. By ROBERTO TESTA

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  3. By Ronan Tavares

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  4. By Rafael Fernandes

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  5. By jailson Cordeiro Mergulhao

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  6. By Leonam Nascimento Cordeiro

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  7. By ronaldo

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  8. By Roger

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  9. By João Paulo

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  10. By césar brito

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  11. By Dailson

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  12. By daniel ceretta

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  13. By Cesar do Trading Esportivo

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  14. By Matheus

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  15. By césar brito

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  16. By Leonardo

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  17. By Mateus Moura

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  18. By André Guarini

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  19. By Renan TL

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  20. By João Gualberto

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  21. Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  22. By Everaldo NERI

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  23. By joabe

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  24. By Kenny robert

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  25. By Rodrigo

    Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

  26. Responder

    • By Caio Marcos

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assista 4 Vídeos-Gratuitos Ensinando Como Se Tornar Um Trader Esportivo ProfissionalCLIQUE AQUI PARA VER