Como Mark Douglas pode nos ajudar no trading esportivo

Mark Douglas é autor do famoso livro Trading in The Zone, que durante muito tempo fez trading na bolsa de valores tendo alcançado o sucesso, nesse rápido texto vou dar uma introdução acerca dos ensinamentos que achei mais interessantes e que poderão inclusive lhe ajudar a ter sucesso no trading esportivo – Interessante não é? Continue lendo e aprenda mais.

Caso seja seu primeiro acesso no site aconselho a começar por aqui: Trader esportivo, saiba mais sobre esta nova profissão…

No livro Trading in The Zone Mark Douglas trata sobre um assunto bastante importante para quem deseja ter sucesso fazendo trading esportivo, que é a psicologia por trás do trading, na sua essência, a metodologia e o conhecimento compartilhado aqui podem ser aplicados em qualquer tipo de trading inclusive o foco do nosso estudo que é o trading esportivo.

 

O ESTADO DA MENTE

estado_mental_tradingTrading in the Zone nada mais é do que entrar neste estado mental onde você joga com as probabilidades ao seu favor ciente de que seguindo um plano de trading pré-estabelecido a chance de sucesso vão inevitavelmente te proporcionar a possibilidade de alcançar seu objetivo.

É mencionado também que se tornar um trader de sucesso não depende do seu nível intelectual ou grau de conhecimento, já que existem advogados, médicos, pessoas muito bem instruídas que não conseguem ter sucesso nesse segmento – e porque isso acontece?

A razão é simples: Porque essas pessoas não possuem a disciplina correta e a atitude vencedora. Estima-se que 95% dos traders seja no mercado de ações, mercado de Forex ou de trader esportivo sejam perdedores, é um número bastante elevado e a causa é quase sempre a mesma: a falta de atitude ganhadora e disciplina correta.

 

COMO DESENVOLVER SUA ATITUDE CORRETA NO TRADING ESPORTIVO?

No livro Mark Douglas nos dá alguns exemplos dos novos traders que entram no mercado e começam a ganhar e fazerem lucros de forma absurda e até espantosa para os traders mais experientes (acontecimento este que muitos chamam de SORTE DE INICIANTE), com base nesse acontecimento com novos traders tem-se evidenciado que uma das causas do que acontece e faz com que o trader entre no estado da mente vencedora é “operar sem medo”.

O trader novato entra no mercado sem absolutamente nenhum medo por não saber muita das vezes os riscos associados e por isso aproveita as oportunidades sem hesitar, entra convencido de que pode ganhar dinheiro e que nada o deterá.

Esse é um dos fatores que o fazem entrar no estado de mente que tornam alguns traders lucrativos de forma consistente a longo e médio prazo.

Quando você está confiante no que está fazendo não importa o que aconteça, você sempre terá a confiança e atitude vencedora suficiente de que agindo com disciplina e seguindo certas regras estabelecidas em seu plano de negociação contribuirão para seu sucesso.

Não deixe de conferir também: A importância de manter um histórico de trading esportivo

 

O DILEMA QUE ALGUNS ENFRENTAM

dilema_no_trading_esportivoFazer trading significa para muitos correr atrás da liberdade financeira e consequentemente da tão almejada independência financeira, significa sair do sistema onde se é empregado e com isso fazer sua própria vida de acordo com seus verdadeiros objetivos, significa sair do estilo tradicional de vida imposto por empresas que colocam ordens para você limitando você de viver da forma como realmente gostaria, entrar no mundo do trading te dá infinitas possibilidades e isso é fascinante não é verdade?

Com isso cria-se outro entrave, todas essas infinitas possibilidades podem tornar um trader indisciplinado uma vez que talvez você não seja capaz de seguir um plano de negociação, ou seja, ter certas regras que você mesmo deve criar para entrar ou não em um trading.

 

ASSUMA O RISCO POR COMPLETO

Quando você toma um risco ciente de que qualquer coisa pode acontecer no mercado é bem diferente de tomar um risco esperando unicamente sair com lucro.

Eis aqui uma das principais diferenças entre traders de sucesso e traders que não conseguem mesmo após anos alcançarem seus objetivos.

Dessa forma o que isso nos ensina é que devemos agir como agentes tomadores de risco e estar consciente de que qualquer coisa pode acontecer dentro do mercado, se você for capaz de entrar nesse estado mental dos traders de sucesso vai eliminar inimigos que impedem seu sucesso, tais como: frustração, medo, indisciplina, mau gerenciamento de dinheiro, ansiedade, etc.

Eliminando a frustração psicológica você elimina a vontade de querer recuperar uma perda rapidamente porque não está deixando o fator emocional te abalar, não vai deixar a surpresa negativa abalar seu emocional, eliminando o emocional você vai conseguir gerenciar muito melhor o dinheiro que tem para fazer os próximos traders, eliminando fatores externos que possam te abalar psicologicamente dificilmente você vai fazer algo que não deveria fazer e que possa te prejudicar sua carreira como trader.

 

CADA TRADING É ÚNICO

Não importa se o trading passado foi vencedor ou perdedor, você deve ter em mente que cada trading é único, que cada momento dentro do mercado é único, que existe sim uma distribuição aleatória entre ganhos e perdas, que em uma série de 10 traders você pode perder os 3 primeiros e ganhar os 7 seguintes, ou ganhar os 7 primeiros e perder os 3 últimos em uma série de 10 dentre outras combinações de probabilidades aleatórias, mas fazendo as análises de forma certa você vai obter sucesso e vencer a maioria das negociações.

É por isso que se você ganhar ou perder uma operação anterior não significa que irá perder ou ganhar o próximo, lembre-se sempre de uma coisa, tudo pode acontecer e ter isso em mente é muito importante para ter o melhor controle sobre fatores externos que possam eventualmente querer dar uma rasteira no seu lado emocional.

 

VOCÊ PODE SIM SER UM TRADER LUCRATIVO E CONSISTENTE SE:

  • De antemão estar consciente que qualquer coisa pode acontecer durante o decorrer da sua negociação no trading;
  • Que existe uma distribuição aleatória entre negociações vencedoras e perdedoras para qualquer conjunto de probabilidades de modo que você vencerá mais se fizer sempre bem as análises seguindo as orientações fornecidas aqui no blog e nos vídeos;
  • Todo momento do mercado é único;
  • Que as perdas representam o custo mínimo necessário para ser um trader de sucesso e operar no mercado da bolsa esportiva.

Não deixe de conferir também:

 

CONCLUSÃO

O livro Trading in The Zone ainda trás muitos ensinamentos interessantes que inclusive sugiro que você procure se aprofundar melhor a respeito, mas o que acredito ser mais interessante a ser assimilado por você é ter em mente que tudo pode acontecer durante o decorrer de uma negociação e assim eliminar qualquer problema de ordem emocional, pois agindo assim você eliminará muitas coisas negativas que podem impedir seu sucesso, por fim, entrar “No estado mental vencedor” não é uma tarefa simples, ela requer persistência mas é totalmente possível sabendo onde e o que está se fazendo. Bom trabalho a todos.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Autor deste blog, conheceu o trading esportivo em meados de 2011 e desde então passou se aprofundar cada vez mais neste assunto, obtendo desta forma um grande conhecimento na área e hoje compartilhando parte do seu conhecimento neste blog.

10 Comentários

  1. By Thiago Dutra

    • By Caio Marcos

  2. By alvaro

    • By Caio Marcos

  3. By Tony

    • By Caio Marcos

  4. By Tony

    • By Caio Marcos

  5. By Adriano

    • By Caio Marcos

Assista 4 Vídeos-Gratuitos Ensinando Como Se Tornar Um Trader Esportivo ProfissionalCLIQUE AQUI PARA VER